Por ELVIS ROSSI MELLO
Muitos profissionais da educação discutem novas praticas de ensino como atitude emergente nas escolas brasileiras. Estes recursos podem ser: vídeo, som, imagem, através de recursos multimídia e internet. Neste novo conceito de ensino, o professor esta assumindo o papel de mediador de conhecimentos, pois o processo de ensino-aprendizagem deverá ser dirigido a um publico que não mais recebe e ingere informações, mas interage com as mesmas, interfere no processo e questiona o conteúdo e conceitos. A globalização abriu novos caminhos e possibilidades para que todos busquem novos conhecimentos, isto em todas as áreas principalmente a do ensino escolar. As utilizações destes novos recursos podem facilitar e melhorar a eficácia do processo de alfabetização, desde que os professores se atualizem a medida que estas novas tecnologias são introduzidas no ambiente. Cabe ao bom educador ter uma visão otimista e construtiva da vida, contribuído para que os alunos se sintam motivados a continuar, e querer aprender, interagindo e criticando para que possam crescer na vida. O processo de aprendizagem tem que ser recíproco de ambas as partes, educador e educando, para introduzirmos na sociedade cidadãos que tenham suas próprias opiniões e não sejam meramente esculpidos de acordo com o imputado a eles.
Nenhum comentário :
Postar um comentário